sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Foi há muitos anos trás

Hoje fui à minha escola secundária, onde passei 8 anos da minha infância e adolescência. Foi uma sensação estranha ver a nova geração a conviver onde convivi durante tanto tempo. Uma geração muito diferente da minha, já que na minha altura não havia portáteis e ali contava-se os que não tinham portátil. No meu tempo ficávamos no pátio a ver as pessoas a passar enquanto que trocávamos 2 dedos de conversa, agora ali ficam a jogar Fifa e o tanas nos portáteis.
As miúdas ficam a retocar a maquilhagem nos corredores enquanto que bilhardam quem anda com quem, na minha altura não havia maquilhagem, só contávamos com as bilhardices.
A escola pareceu-me velha e suja, quase que dizia que é demasiado abusada. Mas mesmo assim ainda reconheci o muro onde ficava com todos os meus amigos durante os intervalos; do campo onde jogávamos à bola e onde apanhei uma bolada directamente nas trombas que fiquei a ver estrelas; dos corredores onde corríamos e gritávamos "FERIADO" quando dava o 2º toque; de onde dei o meu primeiro beijo; de onde perdi um sapato; de onde chorei por aquilo que achava que fosse amor; de onde me ri com os meus amigos; de onde tive o meu primeiro acesso de fúria e fui chamada ao conselho directivo; da árvore onde um colega meu teve que subir para fugir de um cão e na altura ri-me tanto porque parecia um macaco; entre tantos outros momentos.
Revi professores que me reconheceram e perguntavam: "Matilde, sua bandida ! Que fazes por aqui ?! Mas tu não cresces ?!". Vi as rugas nos seus rostos que não existiam há tantos anos atrás e isso fez-me sentir saudades daqueles tempos. Muitas saudades...

2 comentários:

  1. Possívelmente se eu voltasse à minha Escola Secundária não a reconheceria. Tantos anos passados que, deve estar completamente diferente. Até já mudou de nome. Ainda andei na Antiga E.I.C.F. de Francisco Franco. Depois fui um dos inauguradores da nova E.I.C.F. junto à esquadra da P.S.P. onde terminei o Curso Industrial. A partir daí, adeus Madeira, só de passagem e, por pouco tempo.
    Brevemente, hei-de voltar a encontrar-te, minha querida Madeira.

    ResponderEliminar
  2. É muito estranho.. e sinceramente cada vez mais, tenho essa impressão!

    Beijooo*****

    ResponderEliminar

Diz-me aí uma bilhardice.