quarta-feira, 11 de novembro de 2009

S. Martinho: arrastar cacos, tradição ou não ?

Apercebi-me ontem que no Caniço, no dia de S. Martinho costumam amarrar latas ou panelas a uns fios, prendem nos carros ou andam com aquilo na mão, e depois vão passear assim à noite.
Quando perguntei que raio se passava naquela terra, disseram que era tradição no S. Martinho arrastar cacos, que com certeza na minha terra também faziam aquilo.
Eu que sabia com toda a certeza que nunca tinha ouvido falar naquele fenómeno e que muito menos na minha terra se fazia, cheguei a uma conclusão e foi assim o diálogo:

Canicence: Não conheces esta tradição ?
Eu: Não, muito possivelmente só fazem isso aqui !
Canicence: Não senhor...na tua terra também devem fazer.
Eu: É o seguinte, vocês comem o bacalhau, abusam no vinho, têm essas atitudes e depois vêem praqui dizer que é tradição na ilha inteira.
Canicence: Não prestas, bah !

É tradição arrastar cacos na vossa zona ?

3 comentários:

  1. Não conhecia essa tradição, nem no Caniço, nem na minha zona nem em parte alguma.

    ResponderEliminar
  2. Eu ontem também arrastei cacos, mas foi de um copo que parti. Portanto é tradiçao arrastar cacos , mas não só no dia de sao martinho, sempre que cai um copo ao chao temos e arrastá-los para a pá. kisses

    ResponderEliminar
  3. Eu tb como boa madeirense e já com meia centena de anos bem vividos, nunca ouvi falar de tal.É a primeira vez. Vou tentar investigar e saber mais pormenores. Que costume bizarro!!
    Ana

    ResponderEliminar

Diz-me aí uma bilhardice.