sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Homens, rua ! Mulheres, venham saber do copo menstrual

Ora bem, como muita mulher boa ficou interessada no copo menstrual Lunette que referi num post e perguntou como é que a coisa era e se valia a pena, vou falar no assunto.
Resume-se ao seguinte: é como um copo de shot mas com sangue. Ah ah ah !



Ok, fora de brincadeiras. Como eu sou uma flor de estufa e a minha pele eczemática reage às coisas mais ridículas; como por exemplo à cola da fita-cola; comecei a não conseguir suportar usar o penso higiénico por causa das "novas tecnologias" para combater o odor e tampões é coisa que não me deixa confortável, tenho sempre aquela impressãozinha.
Portanto, tive que ir à procura de outras alternativas para os pensos e tampões e então descobri os copos menstruais. Só de ouvir o nome da coisa já me começou a deixar de pé atrás, mas depois de investigar BASTANTE, fiquei curiosa e achei que tinha encontrado a solução.

Pesquisei quais as melhores marcas, porque existem imensas, e a marca Lunette era a mais usada e com melhor pontuação entre mulheres que já usavam aquilo há vários anos.
Encomendei um pelo site Pegada Verde e mandei vir por correio expresso porque não demorava nada ia precisar daquilo e não tinha vontade nenhuma de voltar a andar assadinha do pipi com a alergia.
 Assim que aquilo chegou gerou curiosidade (como podem ver por este post) e fiquei convencida de que aquilo ainda me ia ficar entalado e iria passar uma vergonha nas urgências.

Como é aquilo ao certo? Ora, dobra-se e insere-se como um tampão e em vez de o fluxo ser absorvido, fica acumulado no copo. Depois lava-se e volta-se a usar.
Como se usa aquilo? Portanto, a primeira vez e entre as menstruações, o copo tem que ser fervido em água abundante durante 2 a 5 minutos (mais não, senão ainda derrete). Depois há imensas formas de dobrar o dito copo para poder inseri-lo, como podem ver pelo site, é só ir experimentando a que dá mais jeito. Eu até julguei que fosse preciso algum tipo de lubrificante para inserir, mas se relaxar aquilo entra a bem.
Para mim houve a necessidade de cortar um bocado da cauda do copo porque ficava de fora e tornava-se desconfortável.
Assim que tratei do corte da cauda, voltei a inserir, dei uns abanicos a ver se aquilo estava mesmo preso através do vácuo e de repente, minha gente, era como se eu não tivesse nada enfiado no pipi. Eu podia saltar, correr e fazer o pino que não sentia absolutamente nada, ao contrário dos tampões que sempre me fizeram uma impressão.

O melhor daquilo é que posso estar à vontade, sem qualquer penso, como se nem estivesse com o período, não sai absolutamente nada e aquilo aguenta até 12 horas sem ser preciso "despejá-lo". Sim, a palavra soa mal e até vem à mente umas imagens nojentas, eu sei. Mas, minhas gaja boas, é o seguinte, é o nosso próprio corpo, isso acaba por passar.
Podem lavá-lo apenas com água fria ou quente ou usar um sabão com pH neutro (existe da própria marca mas um sabão líquido de higiene íntima serve perfeitamente) ou limpá-lo com umas toalhitas (tem as da própria marca mas aquelas toalhitas para bebé também servem).
Para retirá-lo têm sempre que apertar a base do copo para que uma das laterais se desprenda e o vácuo seja libertado, senão não sai dali.
O copo deve ser retirado para lavagem 2 a 4 vezes por cada 24 horas e pode ser usado à noite.
E o melhor de tudo é que o copo tem uma durabilidade de 10 anos, já viram bem o que poupam visto que já não usam pensos ?!

O copo vem com um saquinho extremamente panisgas. Depois de acabar o período guardam-no bem lavadinho nesse saquito  e então antes de começar o próximo período voltam a fervê-lo em água abundante durante 2 a 5 minutos e voilá, pronto a ser usado outra vez.

Devo dizer que estou extremamente satisfeita com o produto, fico livre que nem um passarinho para ir à praia e estou descansadinha o dia inteiro sem preocupações. Lá se foi o tempo em que andava com um penso higiénico na bolsa, agora não uso absolutamente nada porque dá-me sempre tempo de chegar a casa, tomar o meu duchinho e então tratar do "despejo" e limpeza do dito.

Se gostaram da ideia e não gostam de pensos e de tampões, experimentem o copo menstrual.
No site da Lunette está tudo muito bem explicado, dêem uma vista de olhos.

É tudo ! Abreijos, minhas gaijas bauas !



11 comentários:

  1. isso sempre me meteu uma certa confusão xD felizmente dou-me bem com certos pensos e tampões! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem, mas se os gajos continuarem a meter mais químicos nos pensos, qualquer dia maior parte das mulheres não vão conseguir usar.

      Eliminar
    2. pois, realmente noto que agora os pensos metem-me mais alergias e transpiro mais! Deve ser por isso :S

      Eliminar
  2. Parece mesmo interessante, o problema é que eu preciso de aplicador para meter um tampão, faz-me confusão estar a enfiar aquilo tudo por ali acima, será que este copito tem de se introduzir muito fundo?
    Eu também fico assadita agora com estas novas tecnologias de pensos, deixam o pito a cheirar bem mas em contrapartida assam o pipi :-/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ao contrário do tampão, o copo não necessita ir ao fundo.
      Também me fazia bastante confusão, mas na realidade é bem fácil. O copo fica no final da vagina. Por isso é necessário cortar um boado da cauda, porque senão fica no exterior.
      Basta inseri-lo todo que ele próprio encaixa-se no lugar. Não tem nada a haver com os tampões, acredita.

      Eliminar
  3. Porquê que eu não vi isto mais cedo?! Vou já fazer uma encomenda e também vai ser em correio expresso. ;)

    ResponderEliminar
  4. E não é que já chegou! Tens razão quando dizes que o saquinho é extremamente panisgas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Panisgas ao máximo. Tenho mais vergonha do saco do que alguém ver o copo.

      Eliminar
  5. Tenho isso desde o verão do ano passado e não quero outra coisa!

    Só tenho um problema com o dito copo! Parece-me que escolhi o tamanho errado -.- Ora bolas que isso ainda é caro... Isto porque, durante os primeiros 3 dias de menstruação tenho fugas e tenho mesmo que usar um pensinho diário com o copo.
    Não é grande transtorno e a situação é remediável, mas se tivesse pesquisado um bocadinho melhor, teria percebido antes que o facto de mudar de tampão de 2 em 2 ou 4 em 4 horas, significa que tenho um fluxo muito abundante e que teria que escolher o tamanho 2 do copo lunette.

    Mesmo assim, prefiro usar o Lunette com as respectivas fugas do que voltar aos tampões e fraldas.

    Ah e o saquinho? Já nem sei dele!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá :)
    que tal vai a experiência com o copo?

    :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já não quero saber de outra coisa ! Pensos, nunca mais.
      Não tenho tido problemas nenhuns, é preciso ter atenção à forma de o colocar para se certificar de que está realmente aberto e com o vácuo em acção, de resto é aproveitar o dia.
      O meu ginecologista aprovou este método e só recomenda a que haja a limpeza do copo mais vezes do que só ao fim das 12 horas que a marca recomenda.

      Eliminar

Diz-me aí uma bilhardice.