quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Medo de andar de avião

Adoro conhecer novos lugares, adoro viajar, só tem um senão...detesto, tenho horrores, fico em estado de stress e a adrenalina dispara só em estar num avião.

Não consigo evitar este medo.
Tudo começou numa viagem a Canárias, íamos num avião da Binter que parecia ser algum que por acaso não foi abatido da 2º guerra mundial. Aquilo tinha hélices, não voava numa linha direita e para além disso, quando estava prestes a aterrar, eis que olho para um lado da pista de aterragem e que vejo eu ? Um avião igualzinho àquele, só em carcaça, todo queimadinho. Para além disso, 1 mês depois esse mesmo avião em que viajei caiu na pista. Só com isso fiquei com aqueles nervos irritantes sempre que entrava num avião.
O que não ajudou nada, foram as várias viagens de avião entre as ilhas dos Açores, em aviões da Sata que pareciam ser de miniatura e abanavam que nem aviõezinhos de papel.
Dizia-me uma senhora num dos voos que se apercebeu do meu medo:
"Não se preocupe, menina. Se o avião cair, ninguém fica paraplégico, é de uma vez só !"
Raio da velha...
Mas a cereja no topo do bolo foi o regresso à Madeira, quando estávamos a fazer a aproximação à pista começam a aparecer "poços de ar", uns atrás dos outros. Tal era a violência daquelas descidas bruscas, que se não estivessem todos os passageiros com o cinto, estavam a bater com a cabeça no tecto. Ouviam-se gritos e choros e quando finalmente o raio do avião aterrou, houve palmas durante  1 minuto, tal era o alívio. Várias pessoas ficaram sentadas no final mais um bocado, pois tinham as pernas bambas, tal como eu, levantar-me era coisa que não conseguia.

E agora quando penso nas minhas férias, fico tão entusiasmada, para depois logo a seguir lembrar-me horrorizada: "Vou ter que me enfiar num avião..."

2 comentários:

  1. Como eu a entendo!Acho que não tenho nenhuma viagem tão péssima qt essas que contas,mas também me sinto em ansiedade ao pensar em entrar num desses"bichos". As últimas a Canarias tenho ido no Armas e a viagem torna-se agradável e até saímos no nosso carro o que é muito confortável. Neste ultimo Verão fiz um cruzeiro com partida e chegada ao Funchal...tudo para viajar,mas evitando o pavor do avião!Mas se quiser outros destinos, vou ter que fazer como tu, e ir de avião...mas nem gosto de pensar..
    Carolina Andrade

    ResponderEliminar
  2. Olha-me outra como eu. pois, eu tb adoro viajar, mas o problema é esse mesmo :o avião. Há outra forma de sair daqui? não se quisermos despachar a viagem. Eu tb tenho medo, mas a curiosidade e o espírito de aventura é superior e lá me meto no bicho e parto...com o coração... partido.

    ResponderEliminar

Diz-me aí uma bilhardice.