domingo, 20 de fevereiro de 2011

Um ano...

No início de Fevereiro do ano passado, estive a fazer uma pesquisa sobre a história da Madeira e em vários livros encontrei referências a aluviões. Enormes quantidades de água que desciam das montanhas levando casas, gado e pessoas, descrições de pequenas ribeiras que se transformaram em revoltosos rios. Os anos em que aconteciam esses aluviões variavam de 40 a 50 anos entre cada um. Quando fiz as contas do ano em que havia acontecido o último aluvião, pensei: "Passaram-se mais de 50 anos, está na altura de acontecer algo assim outra vez?". Retirei essa ideia da mente e no dia seguinte parti rumo a Roma para passar umas belas férias.
Uma semana depois deu-se o aluvião de 20 de Fevereiro...

Não estava na Madeira quando aconteceu, apenas acompanhei pela televisão, fiquei horrorizada ao ver aquelas imagens, não reconhecia a minha própria terra, nem tão pouco percebia de onde vinha tamanha quantidade de água.
Dois dias depois regressei à minha ilha sem saber ao certo o que esperar. Pelo dia, quando saí à rua deparei-me com um cenário de guerra. Pontes destruídas, rochas do tamanho de carros espalhavam-se por aqui e ali, casas completamente destruídas como que arrancadas pelos seus alicerces, helicópteros do exército a sobrevoar os céus e muitos militares a percorrer as ruas.
Nessa altura só ouvia comentários como "Aquela perdeu a filha, foi levada pela água", "Aquele perdeu a família inteira", "Ele tentou salvar uma menina e ambos foram levados pela corrente", "Mãe e filha foram arrastadas", "Morreu dentro do carro soterrado na lama". Sentia sempre um aperto no coração ao ouvir semelhantes histórias, ninguém consegue ficar indiferente ao pensar na dor daqueles que perderam alguém querido.

Um ano depois ainda sentimos a ferida a sarar. Ainda vejo familiares a chorar por quem foi levado por aquele dilúvio, ainda vejo pessoas a entrar em pânico quando começa a chover.
Hoje quando abri o diário, vários familiares relatam a sua dor e a sua saudade pelos seus entes queridos que morreram à 1 ano atrás e senti novamente aquele aperto no coração.

A data de 20 de Fevereiro de 2010 jamais será apagada da nossa memória.


6 comentários:

  1. Pois é .. e um ano depois, está um lindo dia de sol *

    ResponderEliminar
  2. Ontem choveu o dia inteiro, como que para nos lembrar do fatídico Sábado. Hoje, no dia em que faz um ano, está um dia de sol magnífico.

    ResponderEliminar
  3. É triste o que aconteceu sem dúvida. Mas a realidade é que pouco a pouco recuperou!

    Beijooo****

    ResponderEliminar
  4. Pese embora há mais de 50 anos fora desse torrão que me viu nascer, ao rever os noticiários senti que tinha perdido algo de mim próprio. Muito embora ainda tenha parentes na Ilha e, sabendo que não lhes aconteceu nada de maior, senti-me nostalgico.
    Não é preciso ir à guerra para sentir a carne dilacerar.

    ResponderEliminar
  5. Vi através da TV e fiquei chocada com o que a força da Natureza fez a essa ilha tão linda... até arrepia!

    ResponderEliminar

Diz-me aí uma bilhardice.