quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Só queremos ver, a UMa a arder !!!

"Os alunos que se licenciaram antes do Processo de Bolonha terão, além de menos cadeiras e um acesso mais rápido, uma propina mais baixa caso queiram fazer um mestrado na Universidade da Madeira. A garantia foi dada esta manhã pelo reitor aos responsáveis da Associação dos Antigos Alunos da Universidade da Madeira. Estes licenciados - que têm mais um ou dois anos de tempo de licenciatura que os actuais licenciados - irão pagar apenas 986,88 euros, o custo da propina anual das licenciaturas na Universidade da Madeira.
Além do valor da propina, estes licenciados podem dispensar a tese e a frequência do semestre de aulas dos mestrados para aceder ao grau académico. Caso estejam no mercado de trabalho há mais de cinco anos, basta fazer o relatório da sua actividade laboral. No entanto, conforme explicou Sara André, da Associação dos Antigos Alunos da UMa, esse relatório, que exige uma apresentação pública, será acompanhado por docentes do colégio a que pretencem.
Estes alunos podem também - caso não estejam a trabalhar há cinco anos - optar por fazer uma tese de mestrado, podendo ser dispensados do semestre de aulas. Ainda que, nestas situações, o reitor da UMa tenha explicado que há a necessidade de frequentar três cadeiras, nunca a totalidade das disciplinas."

Eu tinha tanta coisa a dizer sobre esta notícia, mas de repente o choque por ler tanta parvoíce junta fez com que se me voasse maior parte do raciocínio.
Ora bem, o que esses palhaços da UMa querem dizer, é que as licenciaturas, por exemplo, em Engenharia Pré-Bolonha - que durou 5 anos com a alegria de realizar um projecto final apresentado a público e um estágio - quem fez essa licenciatura que por direito deveria obter o grau de mestre, ainda tem que pagar 986,88€ por um mestrado onde não aprendem nada de novo porque já tiveram aquelas cadeiras todas na licenciatura que agora passaram para o mestrado, para ganhar um título que nem para limpar o rabo serve.
Isto é uma palmadinha nas costas aos tristes que andaram a queimar os fuzíveis durante 5 longos anos, dada pelo pessoal responsável por esta trafulhice da UMa  que ainda tentam desdramatizar com um discurso lamechas do tipo:
"Foi o melhor que conseguimos negociar, não precisas de fazer praticamente nada para ganhar o grau de Mestre, mas passa para cá o dinheiro, ó otário!".

8 comentários:

  1. Sei perfeitamente que a educação vale todo o dinheiro, mas sinceramente eles aproveitam todos os pretextos para chular o pessoal...

    ResponderEliminar
  2. Nesta universidade é uma cambada de chulos a tentar se aproveitar do que pode.

    ResponderEliminar
  3. Cara Matilde eu teria muita merda para dizer sobre a "chulice", a desorganização, a falta de respeito e a filha da putice da UMa...mas ia ter de usar demasiados palavrões...pelo que resta-me apenas subscrever o título do teu post.

    ResponderEliminar
  4. Ora aqui está alguém que partilha da mesma opinião que eu !

    ResponderEliminar
  5. :)

    Minha cara, se isto fosse o Facebook clicaria 823746873467 vezes no "like"!!!

    Força nisso.

    BeijOoOoOOO

    ResponderEliminar
  6. Hummm...se calhar deveria criar um Facebook.

    ResponderEliminar
  7. Sou Licenciado em Engenharia pré-Bolonha pela UMa e subscrevo tudo o que aqui foi dito. A UMa já nem está pela qualidade da educação, está mais interessada nos euros que os alunos lhe dão. Para poderem sustentar professores que só ali estão porque têm cadeiras feitas à medida e que são encaixadas em cursos que não têm nada a ver só para lhes justificar o ordenado. E o povo ri e gosta é disto. Enfim, ainda bem que já lá não estou. E a mim não me enrabam com essa história da equivalência a mestrado. Quando fizer mestrado será numa universidade que valha alguma coisa (leia-se, qualquer uma menos a UMa...).

    ResponderEliminar
  8. Acho que nos Algarves ainda não há nada do género! Ah cabrones

    ResponderEliminar

Diz-me aí uma bilhardice.